Orientações para a Pasta de Líder

Todos os candidatos à investidura em Líder, Líder Master ou Líder Master Avançado devem ter registrado com relatório e fotos de todos os requisitos do cartão,  em uma pasta, para que seja submetida à aprovação da Associação, União e/ou Divisão, dependendo da investidura. 

__Com a publicação dos novos cartões de classe, a Divisão Sul-Americana deu novas orientações para o seu preparo.

__Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá conter todos os documentos e Requisitos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências nos cartões.
O material deverá ser em:
Papel: A4- Fonte: Times New Roman ou Arial – 12, Espaçamento: 1,5 entrelinhas, Margens: superior – 3,0; inferior – 2,0; esquerda – 3,0; direita – 2,0, Em cada pagina deve haver 1500 caracteres e encadernado ou dentro de um portfólio.

Na capa deverá conter as seguintes informações:
* Título com o nível de liderança do candidato
* Nome completo do candidato
* Nome do Clube que participa
* Região
* Associação/Missão
* União

Como organizar a pasta:
Capa
Agradecimentos
Dedicatória
Epígrafe
Divisória de Seção
Requisitos
Divisória de Seção
Requisitos
Folha de Aprovação (cópia da folha de aprovação do cartão)
Anexos
Autógrafos

AVALIAÇÃO DA PASTA – A avaliação, aprovação e a autorização de investidura para o nível do candidato deverão ser realizadas pelo Ministério Jovem da Associação/Missão, através do regional.

Os Relatórios devem seguis as seguintes dicas:

1. Faça o relatório assim que você concluir a atividade. Quanto mais tempo passar entre o relatório e o cumprimento do requisito, menos detalhes serão lembrados e mais pobre será o seu trabalho. certamente será mais fácil lembrar do que aconteceu e dificilmente faltarão pequenos detalhes. Aproveitem enquanto estiverem tudo fresco na sua mente.

2. Não poupe os detalhes. Pode parecer desnecessário, mas quanto mais detalhes você colocar, ainda mais rico ficará o seu relatório. Lembre-se: o material que você irá produzir, não servirá apenas para a sua investidura, mas também será um material de consulta a outros líderes, portanto, quanto mais detalhado for, melhor para uma pesquisa futura. Por exemplo, se você descreveu com detalhes o que foi feito no acampamento interno, quando você for fazer um outro acampamento, talvez no ano seguinte, você pode consultar o anterior na sua pasta, o que facilitará o planejamento.

3. Ande a segunda milha. Não se prenda à pequenez do requisito. Eles são o mínimo que você precisa fazer para ser um líder. Vá além, tanto no cumprimento quanto no relatório. Faça pesquisas sobre o assunto, leia livros, discuta com outros líderes. Complemente seu relatório com o resultado da sua pesquisa. Quando o avaliador pega um material desses, ele já passa a olhar o líder com outros olhos, pois vê que ele se esforçou para fazer o melhor.

4. Contextualize. Sempre procure contextualizar o relatório, de forma que quem for avaliá-lo possa entender perfeitamente em que condições o requisito foi cumprido. Não esqueça de citar locais, horários, pessoas envolvidas, datas (completas, inclusive o ano!). Quem for ler o relatório deve entender exatamente o que aconteceu.

5. Faça uma aplicação pessoal / espiritual. Ao final do relatório, faça uma aplicação pessoal e/ou espiritual sobre o que você aprendeu ao cumprir o requisito, como ele afetou a sua vida. Faça também uma avaliação em linhas gerais. Dessa forma você poderá ver o que deu certo e o que pode ser melhorado, para que da próxima vez você faça um trabalho ainda melhor.

6. Peça a opinião de outras pessoas. Algumas falhas podem passar desapercebidas pelo aspirante à Líder e pelo seu Regional, e podem ser corrigidas facilmente assim. Seria interessante mostrar o relatório para alguém que tenha te acompanhado na execução do item, pois ele pode ter uma visão mais construtiva.

Resumindo: Faça o relatório assim que cumprir a atividade. Contextualize o seu material, de acordo com a realidade em que foi cumprido. Não poupe os detalhes. Ande a segunda milha, pesquise, leia, discuta, procure novas opiniões. Faça uma avaliação final e uma aplicação espiritual e/ou pessoal sobre o que você aprendeu e peça para alguém de fora dar uma olhada, para que possíveis erros sejam corrigidos.

Reeditado da fonte: www.cantinhodaunidade.com.br

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Esquema de Organizar a Pasta é o mesmo que vi no blog:http://cantinhodaunidade.com.br/como-montar-uma-pasta-de-lider/

      Excluir
  2. Muito boas essas orientações... servirão bastante pra organizar minha pasta porque estou começando no clube de desbravadores... rsrsrs Feliz sábado, irmão!!!

    ResponderExcluir
  3. vcs poderiam montar um modelo para todos seguirem fica mais fácil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...