Males no Acampamento


Já vimos aqui no nosso Cantinho várias dicas e ideias do que se fazer em um acampamento. Mas hoje vamos falar de um dos assuntos que mais preocupam os pais quando deixam seus filhos sob os nossos cuidados: doenças. Pode ser desde uma simples dor de cabeça até uma grave infecção intestinal. 
Vamos ver as mais comuns, como preveni-las e o que podemos fazer para amenizar os sintomas até chegarmos ao serviço de saúde mais próximo.
Dor de cabeça: esse não é um problema exclusivo dos desbravadores em acampamentos, mas de toda a população! Ela pode ser causada por mais de 100 fatores diferentes. Mas o que pode fazer com que os desbravadores tenham dor de cabeça nos acampamentos? 
Para aqueles que não têm nenhum problema de saúde (o que é a maioria), a desidratação é a causa mais comum, principalmente porque ficamos muito tempo expostos ao sol e ingerindo pouca água. Além disso, longos períodos sem ingerir nenhum alimento (o que também é comum) ou início de um quadro inflamatório ou infeccioso (seja bacteriano ou viral) também são fatores que podem desencadear esse mal estar. 
Muito mais importante do que simplesmente dar um analgésico para a criança (até porque não devemos fazer isso), é solucionar a raiz do problema. Na maior parte das vezes, só isso resolve, mas, se a dor persistir, mesmo após tomadas todas as providências, a diretoria do Clube deve levar o desbravador ao serviço de saúde mais próximo.
Insolação: muitos confundem a insolação com a desidratação. Na verdade, insolação é a exposição prolongada ao sol sem proteção. Ela dá origem à desidratação e a queimaduras.
Desidratação: como já vimos, a desidratação é geralmente causada pela exposição ao sol em excesso, além de ingerir pouca água. Em dias comuns, a média de consumo de água deve ser em torno de 6 a 8 copos, porém, como em acampamentos se perde muito mais água, essa quantidade deve ser maior.
Os principais sintomas são a dor de cabeça, fraqueza, tontura ou até mesmo o desmaio. A solução é bem simples, dar bastante água e suco para ele, além de deixá-lo descansar na sombra, com as roupas mais frescas possível. Em alguns minutos ele já vai estar melhor. Caso não melhore, procurar imediatamente o serviço de saúde.
Queimaduras solares: isso não deveria acontecer com nenhum dos nossos desbravadores, pois é muito fácil prevenir uma queimadura deste tipo, basta usar protetor solar, boné e não fazer atividades diretamente sob o sol entre as 10 da manhã e as 4 da tarde.

Mas se acontecer, é preciso molhar a área queimada com água corrente por, aproximadamente, 10 minutos. Caso isso não seja possível, fazer compressas de água fria (não gelada e muito menos usar gelo!!!) ajudam a melhorar. Todavia, se a área queimada for muito grande, a festa acabou, é necessário levar o desbravador para o serviço de saúde, mesmo contra a vontade dele.


Hipoglicemia: a glicose é o combustível do nosso cérebro. Sem ela, ele literalmente pára de funcionar e aí a pessoa desmaia. A hipoglicemia ocorre quando o desbravador fica muito tempo sem comer nada, principalmente algo doce. Com as atividades, ele vai gastando a sua reserva e quando ela estiver chegando ao fim, ele vai começar a sentir tonturas, fraqueza, mal estar, irritação e visão turva. Este é o momento de você dar a ele um suco ou um pouco de água com açúcar. Chocolate, leite com açúcar ou balinhas não são boas opções, pois a glicose contida neles demora a ser absorvida. Mas se você não percebeu antes e o desbravador acabou desmaiando, você NUNCA pode dar nada para ele tomar ou comer, enquanto ele estiver inconsciente. Primeiro você deve acordá-lo e só depois dar o copo de suco ou água adoçada. É quase mágico, em poucos minutos ele volta ao normal!
Pressão baixa: os sintomas são os mesmos dos de hipoglicemia, mas só é possível saber conferindo a pressão do desbravador. Como isso não é muito acessível, o procedimento é simples. Como a hipoglicemia é bem mais comum, devemos primeiro tratar como se fosse uma hipoglicemia. Se ele não melhorar em poucos minutos, podemos desconfiar de pressão baixa e dar um pouquinho de sal embaixo da língua dele. Se mesmo assim ele não melhorar, NÃO tente mais nada, leve-o ao serviço de saúde imediatamente!
Câimbra: é uma contração muscular involuntária e dolorosa. Muito comum durante atividades físicas intensas ou moderadas, principalmente atividades dentro da água. Para amenizar a dor, ajude o desbravador a fazer um pequeno alongamento e, se ainda não melhorar, use compressas de água morna.
Dor de ouvido: esse é um caso complicado, pois pode indicar um quadro infeccioso grave. Não pode haver negligência da nossa parte. Por mais que pareça algo simples (e sempre esperamos que realmente seja) e por mais que haja insistência do desbravador em dizer que já melhorou!, é OBRIGATÓRIO levá-lo imediatamente ao serviço de saúde. Não perca tempo tentando diagnosticá-lo ou em tratamentos caseiros.
Diarreias e vômitos: não é porque estamos em um acampamento que devemos esquecer dos princípios básicos de higiene! (Veja mais AQUI). Diarreias e vômitos são, na maioria esmagadora das vezes, causados por problemas alimentares. Os erros mais comuns encontrados em nossos acampamentos são: tomar água não purificada/filtrada (água potável é diferente de água filtrada!), alimentos não armazenados corretamente, verduras mal lavadas, alimentos mal cozidos e mãos e utensílios sujos na hora do preparo.
Se tiver sido apenas alguma coisa estragada, sem nenhum agente infeccioso, precisamos hidratar o desbravador com soro (aquele soro em pó, distribuído em postos de saúde). O soro caseiro não é indicado, pois geralmente as pessoas não sabem prepará-lo usando a quantidade correta de sal e açúcar e aí causa mais prejuízos que benefícios. Apenas aqueles que têm uma colher de medida adequada (também disponibilizada em postos de saúde) podem prepará-lo.
Assim que o alimento estragado “sair”, o desbravador melhorará. Caso isso não aconteça, é necessário levá-lo ao serviço de saúde, pois pode se tratar de uma infecção.
Cólica menstrual: o Clube trabalha com uma faixa etária muito delicada, pois lidamos com adolescentes entrando na puberdade. Essas meninas têm muita vergonha de dizer que estão com cólica. Então, se você é homem e está notando que uma desbravadora está “tristinha”, procure uma conselheira e peça para ela ajudar a desbravadora. NÃO vá com ela! rs. Às vezes, deixá-la descansar um pouco e manter a barriga aquecida ajuda a aliviar a dor. Caso não resolva, o serviço de saúde deve ser procurado.
Infecção de vias aéreas superiores: gripe só ocorre quando se entra em contato com o vírus. Parece muito óbvio, mas não é, pois muita gente acredita que o desbravador vai gripar se tomar banho na água fria, tomar líquidos gelados, pegar chuva ou mesmo ficar no sereno à noite. NÃO, isso não causa gripe! O nariz escorrendo, dor de garganta, febre e/ou mal-estar que, às vezes, ocorrem após esses episódios são infecções de vias aéreas superiores. O tratamento é beber bastante líquido e descansar. Se tiver febre, a única solução é levar o desbravador para o serviço de saúde.
Todo líder de desbravadores deve estar preparado para saber quando deve realizar algum procedimento ou quando o caso só será resolvido pelos profissionais médicos. Sob os cuidados de um líder com este conhecimento, os desbravadores estarão mais seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...