Trekking Dicas Infalíveis

SETE DICAS INFALÍVEIS DE TREKKING

Se você está pretendendo começar a fazer viagens de trekking, fique esperto: não é só à paisagem que você tem que prestar atenção. Noventa por cento dos acidentes de trekking são causados por erro humano – ou seja, é melhor prestar atenção na hora de montar a sua viagem e principalmente na hora demontar a sua mala. A escolha dos equipamentos corretos é essencial para uma viagem segura e divertida.

Para ajudar você a se preparar para esse desafio, o Hiperativos fez uma lista com dicas das coisas mais importantes para se atentar na hora de se preparar para a sua viagem.

1) Se informe sobre o local no qual vai fazer trekking. Se você vai viajar para um parque ou reserva para a qual nunca foi antes, dê uma olhada no mapa antes de começar a viagem. Assim você já vai preparado e impede que ocorram surpresas desagradáveis.

2) Compre uma mochila apropriada. A mochila que você vai usar depende muito do tipo de viagem que você vai fazer, e como é nela que você vai carregar tudo é indiscutível a sua fundamental importância. Usar a mochila errada pode causar lesões em suas costas e outros desconfortos na sua viagem.

3) Não use um tênis novo para fazer trilha. O tênis que você vai usar precisa ser firme e apropriado para que você não se machuque, mas nunca deixe para estreá-lo na trilha, ou vai acabar com os pés cheios de bolhas. Outra dica boa referente aos seus sapatos é nunca deixar que eles se molhem; se tiver que atravessar um rio, tire o sapato e atravesse a pé para depois secar os pés e colocar os sapatos de novo.

Segunda pele Thermoskin
4) Não leve peso em excesso. Lembre-se que vai precisar carregar tudo que levar, então tente levar apenas o que você precisa. Uma roupa para o dia e outra para a noite deve ser mais que o suficiente. Se você está viajando para um lugar frio, pense em agasalhos quentes, mas leves, como a segunda pele com Thermoskin, que retém o calor do corpo.

5) Informe-se sobre os acessórios que precisa levar. Nunca deixe de levar um kit de primeiros socorros com remédios que você conhece (vale a pena consultar o seu médico antes de viajar para saber quais remédios levar).

6) Sempre leve mapa, bússola e GPS. Se você se perder, não vai querer ficar sem. Certifique-se de que saiba usar a sua bússola e seu GPS antes de partir para a sua viagem.

7) Não danifique a trilha. Muitas pessoas além de você querem se utilizar do parque ou reserva no qual você vai acampar, então não interfira na natureza e nunca deixe o seu lixo para trás.

Se você manter em mente essas dicas, com certeza vai ter uma viagem mais segura e relaxada. Lembre-se de aproveitar a trilha e não tratá-la como se fosse uma corrida: o importante é a jornada, e não o local de chegada.

Curiosidade: Você sabe a diferença entre Hiking e Trekking? Os dois são esportes caracterizados basicamente pela caminhada. A principal diferença está na duração. O Hiking é uma caminhada que tem duração de no máximo 1 dia, enquanto que o Trekking se caracteriza por uma caminhada de vários dias.

Faltou alguma coisa? Deixe aqui suas dicas para quem está iniciando no Trekking. Sabe de um lugar ótimo para trilhas? Compartilhe conosco. Quem sabe a gente te acompanha na próxima aventura.

Liderança Participativa

lideranca_img
Família, igreja e comunidade são fortes pilares na vida do Desbravador e podem ser pontos-chave para que o sucesso do Clube seja alcançado

Como é difícil ser diretor de Desbravadores, não é mesmo? Creio que este é um dos maiores desafios que a igreja tem para seus membros. Claro que os oficiais têm enormes responsabilidades, pois, ser ancião, líder de departamento ou qualquer outro cargo, requer muita comunhão e horas de dedicação à Obra do Evangelho.

O chamado para ser um diretor de Clube de Desbravadores parece ser difícil, mas a verdade é que torna-se algo prazeroso e recompensador. Não há nada melhor do que, ao longo de meses de trabalho, ver meninos e meninas conquistando suas classes, especialidades e tantas outras metas. Há algo mágico em ser um líder de Desbravadores. Apenas quem é ou já foi consegue entender.

Ouço muitos diretores dizerem que não têm o apoio de sua igreja, que está sozinho na direção do Clube e que nenhum pai se interessa em ajudar. Confesso que eu mesmo já disse isso em alguns momentos em que experimentei ser diretor de Clube. Porém, hoje entendo que eu nunca teria o apoio almejado se não desenvolvesse certas características de liderança, entre elas, a de incentivar o espírito colaborativo e participativo entre os líderes do Clube e pessoas-chave que poderiam me ajudar muito. Veja algumas características que podem te auxiliar nesse processo. O campo de atuação pode ser dividido em três áreas:

1 – Família dos Desbravadores

Envolva-os. Não apenas os convide para as reuniões de pais do Clube. Teste a possibilidade de que eles realizem a reunião. Divida entre eles, previamente, a meditação, oração e assuntos cotidianos, financeiros e do Campori. Inicialmente, isso vai te dar um pouco de trabalho, pois você precisará conversar individualmente com cada um antes da reunião para explicar os detalhes de cada tarefa. Você vai se surpreender com a mudança em termos de presença nessas reuniões. Vai descobrir que eles têm ideias e redes de relacionamento com pessoas que podem ajudar o Clube, e você nem sabia disso.

2 – Igreja

Ela é sua casa. Não adianta querer atingir a comunidade, trabalhar com projetos especiais ou fazer qualquer outra coisa, se você não tiver a igreja ao seu lado. Gaste tempo para planejar o envolvimento de todos, desde o campo até sua igreja local. Você também precisa conhecer os membros. Em muitas igrejas eles são como diamantes ainda não descobertos. Imagine você que em sua igreja podem existir profissionais, como médicos, psicólogos, advogados, artesãos, pedreiros e eletricistas, e você nem sabia de sua existência. Dedique tempo em olhar para os irmãos e perguntar-se se há algo em eles possam fazer para ajudar o Clube. Lembre-se de que as pessoas ajudam naquilo em que acreditam e em que estejam envolvidas. Crie estratégias constantes para isso.

3 – Comunidade

Seja relevante. Existem diversas cidades que dispõem de projetos especiais para o incentivo de iniciativas culturais, sociais e esportivas. Em seu bairro certamente há praças e locais públicos onde você pode fazer atividades. Existe a possibilidade de utilizá-los ou ter o apoio dos projetos para realizar reuniões externas, participar de eventos e feiras a fim de tornar seu Clube mais conhecido. Quando algo é relevante para a sociedade, as pessoas valorizam e fazem indicações positivas a respeito. Busque o calendário de atividades de sua prefeitura, ofereça ajuda e faça com que isso se torne constante. Assim, os resultados e retornos positivos também serão constantes.

Conclusão

Ufa! Quantas ideias! Como disse no início, realmente não é fácil, mas não é impossível e é muito prazeroso, tanto a conquista como o caminho percorrido até ela. Quero compartilhar três conselhos para que você possa colocar em prática tudo o que viu:

1 – Dedique a primeira hora do dia a Deus. Ore por seus Desbravadores e suas famílias e peça a proteção de Deus para eles.

2 – Seja constante. Muitos projetos e grandes ideias começam, mas não são concluídos. Tenha claro em sua mente aonde quer chegar.

3 – Leia bastante, principalmente livros de liderança, e é claro, a Bíblia. Ela transforma seu coração. Não há nada melhor que isso.

Por André Marujo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...