SETE DICAS INFALÍVEIS DE TREKKING
Se você está pretendendo começar a fazer viagens de trekking, fique esperto: não é só à paisagem que você tem que prestar atenção. Noventa por cento dos acidentes de trekking são causados por erro humano – ou seja, é melhor prestar atenção na hora de montar a sua viagem e principalmente na hora demontar a sua mala. A escolha dos equipamentos corretos é essencial para uma viagem segura e divertida.
Para ajudar você a se preparar para esse desafio, o Hiperativos fez uma lista com dicas das coisas mais importantes para se atentar na hora de se preparar para a sua viagem.
1) Se informe sobre o local no qual vai fazer trekking. Se você vai viajar para um parque ou reserva para a qual nunca foi antes, dê uma olhada no mapa antes de começar a viagem. Assim você já vai preparado e impede que ocorram surpresas desagradáveis.
2) Compre uma mochila apropriada. A mochila que você vai usar depende muito do tipo de viagem que você vai fazer, e como é nela que você vai carregar tudo é indiscutível a sua fundamental importância. Usar a mochila errada pode causar lesões em suas costas e outros desconfortos na sua viagem.
3) Não use um tênis novo para fazer trilha. O tênis que você vai usar precisa ser firme e apropriado para que você não se machuque, mas nunca deixe para estreá-lo na trilha, ou vai acabar com os pés cheios de bolhas. Outra dica boa referente aos seus sapatos é nunca deixar que eles se molhem; se tiver que atravessar um rio, tire o sapato e atravesse a pé para depois secar os pés e colocar os sapatos de novo.
4) Não leve peso em excesso. Lembre-se que vai precisar carregar tudo que levar, então tente levar apenas o que você precisa. Uma roupa para o dia e outra para a noite deve ser mais que o suficiente. Se você está viajando para um lugar frio, pense em agasalhos quentes, mas leves, como a segunda pele com Thermoskin, que retém o calor do corpo.
5) Informe-se sobre os acessórios que precisa levar. Nunca deixe de levar um kit de primeiros socorros com remédios que você conhece (vale a pena consultar o seu médico antes de viajar para saber quais remédios levar).
6) Sempre leve mapa, bússola e GPS. Se você se perder, não vai querer ficar sem. Certifique-se de que saiba usar a sua bússola e seu GPS antes de partir para a sua viagem.
7) Não danifique a trilha. Muitas pessoas além de você querem se utilizar do parque ou reserva no qual você vai acampar, então não interfira na natureza e nunca deixe o seu lixo para trás.
Se você manter em mente essas dicas, com certeza vai ter uma viagem mais segura e relaxada. Lembre-se de aproveitar a trilha e não tratá-la como se fosse uma corrida: o importante é a jornada, e não o local de chegada.
Curiosidade: Você sabe a diferença entre Hiking e Trekking? Os dois são esportes caracterizados basicamente pela caminhada. A principal diferença está na duração. O Hiking é uma caminhada que tem duração de no máximo 1 dia, enquanto que o Trekking se caracteriza por uma caminhada de vários dias.
Faltou alguma coisa? Deixe aqui suas dicas para quem está iniciando no Trekking. Sabe de um lugar ótimo para trilhas? Compartilhe conosco. Quem sabe a gente te acompanha na próxima aventura.